Quem Somos

Em 02/09/2009 fundamos o Núcleo Psicanalítico de Santa Catarina (NUPSC), vinculado à Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) e à Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), com vistas à organização de uma sociedade psicanalítica em Santa Catarina.

A partir de 2018, contando com seis membros vinculados à SPPA, quatro dos quais psicanalistas titulados pela IPA, pleiteamos ingresso junto à International Psychoanalythical Association como Grupo de Estudos Psicanalíticos.

O Comitê Visitante da IPA (Sight Visiting Committee), composto pelos psicanalistas Bernard Miodownik e Marion Minerbo, esteve em nossa sede no primeiro semestre de 2019 para realização de entrevistas de avaliação e emitiu relatório favorável ao nosso ingresso como Grupo de Estudos Psicanalíticos da IPA, o que aconteceu durante o 51º Congresso Mundial de Psicanálise realizado em julho de 2019 na cidade de Londres.

O Grupo de Estudos Psicanalíticos de Santa Catarina (GEP-SC), como passou a ser chamado, foi oficializado durante o evento Destinos do Traumático realizado em Florianópolis/SC no dia 23 de agosto de 2019, cujos seis membros fundadores realizaram sua formação psicanalítica na SPPA.

No primeiro semestre de 2020, os membros associados do GEP-SC passaram a se reunir – presencialmente e, após a pandemia da Covid-19, através de videoconferências – com os integrantes do Sponsoring Committee, psicanalistas Liana Pinto Chaves (SBPSP) e Bernard Miodowink (SBPRJ), nomeados pela IPA para coordenarem e supervisionarem a organização institucional de nosso grupo e a estruturação do Instituto de Psicanálise, para oferecer formação psicanalítica nos moldes da International Psychoanalytical Association.

Buscamos manter o constante estudo psicanalítico teórico-clínico e a interação com psicoterapeutas pertencentes a outros grupo com interesse em divulgar as ideias psicanalíticas, estimulando o desenvolvimento de conhecimentos na área. Todos pertencemos também ao Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina (CEPSC), entidade parceira de muitos eventos e atividades.

Além disso, participamos do Ciclo de Cinema e Psicanálise, atividade de discussão sobre psicanálise e cinema, evento que acontece no Cine Arte Paradigma a cada terceiro sábado do mês e atualmente interrompido em função da pandemia.

Sobre a International Psychoanalythical Association – IPA

Fundada por Freud em março de 1910, durante o Congresso de Nuremberg, tem como objetivo garantir o desenvolvimento da Psicanálise como ciência, como tratamento e como profissão. Seu trabalho é de uma obra em permanente construção, numa dinâmica fértil entre a tradição e a inovação. Agrega psicanalistas de 33 países. Em 2005 no Rio de Janeiro, no primeiro Congresso Internacional de Psicanálise realizado no Brasil, foi empossado pela primeira vez como presidente, um brasileiro, o psicanalista gaúcho Cláudio Laks Eizirik. Dr. Cláudio, assim como muitos outros psicanalistas, contribuiu muito para o desenvolvimento e reconhecimento do nosso grupo. A atual presidente é Virgínia Ungar, argentina de cujas mãos recebemos o certificado de Study Group da IPA.

Sobre a Febrapsi – Federação Brasileira de Psicanálise

Fundada em 6 de maio de 1967 é composta pelas Sociedades, Grupos de Estudos e Núcleos que integram a psicanálise brasileira filiada a IPA, tem como função congregar as federadas promovendo, integrando, difundindo e refletindo a Psicanálise que existe e que é praticada no Brasil. Mantém atividades científicas, administrativas, de relações exteriores, de publicações e de divulgação. Promove em anos alternados o Congresso Brasileiro de Psicanálise e publica a Revista Brasileira de Psicanálise. Patrocina e promove eventos, simpósios e intercâmbios científicos em vários estados brasileiros.

A FEBRAPSI realizou três eventos com nosso grupo em Florianópolis: 1ª Jornada Integrada do Núcleo Psicanalítico de Santa Catarina – Clínica Psicanalítica dos Medos (13-14 de novembro de 2009), Cultura de Morte – Cultura de Vida (31/03 e 01/04 de 2017) e Destino do Traumático (23-24 de agosto de 2019).

Fundação do NUPSC
Clínica Psicanalítica dos Medos
Organização do evento Cultura de Morte – Cultura de Vida, atividade preparatória do 26º Congresso Brasileiro de Psicanálise.
Reunião com o Sight Visiting Commitee da IPA.
Ingresso na IPA na qualidade de Study Group.
Evento Destinos do Traumático. NUPSC passa a se chamar GEP-SC.
Primeira reunião com o Sponsoring Committee da IPA.
Lançamento do Edital para inscrição no Processo Seletivo.
X